segunda-feira, 9 de março de 2009

Nova terapêutica da hepatite B crónica aprovada em Portugal

O Infarmed aprovou a introdução de uma nova terapêutica no mercado hospitalar de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS) para o tratamento da Hepatite B crónica, a 27 de Fevereiro.
Nova terapêutica da hepatite B crónica aprovada em Portugal:: 2009-03-06 Por Marlene Moura
Novo medicamento permite controlar vírus
O Infarmed aprovou a introdução de uma nova terapêutica no mercado hospitalar de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS) para o tratamento da Hepatite B crónica, a 27 de Fevereiro. O Viread (medicamento) é recomendado pelas mais recentes orientações terapêuticas da comunidade científica europeia e considerado como preferencial de doentes que apresentem falência a outros tratamentos prévios por resistência a outros fármacos, para além de ser mais barato.
Segundo fonte da Gilead Sciences – companhia biofarmacêutica que desenvolve e comercializa, terapêuticas inovadoras – “este tratamento por via oral permite que o vírus se mantenha inactivo e/ou controlado e é administrado em pessoas que estejam infectadas há já algum tempo”.
Segundo a avaliação feita pelos responsáveis, este novo tratamento comprovou ser de valor terapêutico acrescentado, pois “até à data ainda não foram encontradas resistências a este novo fármaco e representa ainda uma significativa poupança para o Estado”, acrescentou a Gilead Sciences.
O Viread é 25 por cento mais barato do que o medicamento concorrente, inicialmente utilizado – o que representa “uma poupança anual de 1500 euros por doente”, concluiu a fonte daquela companhia biofarmacêutica. Indicado para HIV/SIDA Este é o primeiro fármaco para o tratamento da Hepatite B crónica, aprovado pelo Infarmed ao abrigo do DL n.º 195/2006, de 3 de Outubro, para efeitos de financiamento. O medicamento agora indicado para o tratamento desta doença, está aprovado em Portugal para o HIV/SIDA desde 2002.
Presentemente a substância activa deste medicamento é utilizada para essa indicação em todos os hospitais e serviços onde é tratada a infecção pelo VIH/SIDA, sendo administrada a oito mil doentes em Portugal.
O Viread está indicado para tratamento de hepatite B crónica, em adultos com doença hepática compensadas com evidência de replicação viral activa e histológica de inflamação activa e/ou fibrose”, pode ler-se no relatório do Infarmed.

Sem comentários:

Enviar um comentário